Aviso: este artigo contém um ou mais links no preço do produto, que foram gerados a partir de um programa de afiliados. O valor não muda para você e o ultimate bet poderá receber uma comissão. Nenhuma empresa participou da escolha para os links e não existiu aprovação prévia deste conteúdo, que segue independente como sempre foi.

Com a chegada do Galaxy Z Flip 5, o mercado de celulares dobráveis ganhou um concorrente de peso para seu praticamente único desafiante no Brasil: o Razr 40 Ultra da Motorola. Os dois entregam visual extremamente elegante, tela grande no lado de fora, câmeras competentes e força para rodar bem jogos, mas o que muda entre um e outro?

Leia também

Melhor ainda: qual é o melhor celular dobrável para você comprar agora que Samsung e Motorola estão disputando este mercado? Vem comigo que te explico neste comparativo.

publicidade
Galaxy Z Flip 5
Amazon
Galaxy Z Flip 5
Samsung
Galaxy Z Flip 5
Fast Shop

Qual comprar: Galaxy Z Flip 5 ou Razr 40 Ultra?

Design

Se você olhar por fora, o Galaxy Z Flip 5 é praticamente idêntico ao Razr 40 Ultra. Os dois assumem o visual de celular dobrável que fica menor no bolso e não brincam de ser um tablet pequeno, ao mesmo tempo que contam com duas câmeras externas e uma tela secundária grande o suficiente para irem além de apenas pequenas notificações.

Motorola Razr 40 Ultra (Imagem: André Fogaça/ultimate bet)
Motorola Razr 40 Ultra (Imagem: André Fogaça/ultimate bet)

Em números, o Razr 40 Ultra é um fio de cabelo maior que o Galaxy Z Flip 5 em todas as dimensões, mas você só nota a diferença se tem os dois nas mãos. Por outro lado, o peso é menor no modelo da Motorola, sendo ele menos de três gramas mais leve.

Mais uma vez a diferença é tão pequena ao ponto de ser perceptível apenas quando você tem os dois celulares nas mãos.

Em acabamento temos outro empate, pois existem vidro na frente para a tela externa, alumínio nas bordas e vidro na traseira. Neste ponto podemos encontrar um possível desempate, pois a parte contrária a tela no Galaxy Z Flip 5 é de vidro liso e no Razr 40 Ultra é fosco e áspero.

Neste caso você precisa escolher o que mais agrada, mas eu tenho a cereja do bolo: resistência. O Razr 40 Ultra tem apenas proteção contra respingos leves, mas recebeu garantias para suportar poeira com mais facilidade, enquanto o Galaxy Z Flip 5 tem certificado IPX8. Isso significa sobrevivência até em mergulhos na piscina, mas nenhuma garantia contra areia, ou pó de qualquer tamanho.

Galaxy Z Flip 5 (Imagem: André Fogaça/ultimate bet)
Galaxy Z Flip 5 (Imagem: André Fogaça/ultimate bet)

A escolha é sua: quer mais proteção contra água, então vai de Galaxy Z Flip 5, mas se preferir ter a certeza do pó ou areia não atrapalharem muito, pense no Razr 40 Ultra.

Câmeras

Pensando nas câmeras, tanto o Galaxy Z Flip 5 quanto o Razr 40 Ultra utilizam duas lentes externas, sendo a principal com 12 megapixels e a secundária para ultrawide com a mesma resolução no Samsung e 13 megapixels no aparelho da Motorola.

Motorola Razr 40 Ultra (Imagem: André Fogaça/ultimate bet)
Motorola Razr 40 Ultra (Imagem: André Fogaça/ultimate bet)

Olhando para o lado técnico, o sensor do Galaxy Z Flip 5 é menor e os pixels também são menores, mas a lente do Razr 40 Ultra compensa essa diferença ao ser mais clara, lidando com mais facilidade em ambientes menos iluminados. Na ultrawide a diferença é menor, mas o campo de visão do celular da Motorola é 15 graus maior e isso significa que as fotos terão mais conteúdo nas bordas.

Tem um detalhe extra: apenas a câmera ultrawide do Motorola Razr 40 Ultra tem foco automático e isso significa mais facilidade na hora de deixar imagens melhores, mas também uma função secundária para macro. Você não consegue isso no Galaxy Z Flip 5.

Galaxy Z Flip 5 (Imagem: André Fogaça/ultimate bet)
Galaxy Z Flip 5 (Imagem: André Fogaça/ultimate bet)

Em qualidade você pode esperar basicamente um empate, mas o Galaxy Z Flip 5 pode tirar proveito do chip mais recente e fazer HDR mais veloz, além de reconhecer mais facilmente o rosto na hora de deixar o fundo desfocado, mas apenas de forma sutil.

Desempenho

Em desempenho eu poderia dizer que o Motorola Razr 40 Ultra perde para o Galaxy Z Flip 5, apenas por ter um chip de geração anterior. Ele vem equipado com o Snapdragon 8+ Gen 1, o aparelho da Samsung tem o 8 Gen 2 e este quesito estaria solucionado, mas a comparação não é tão simples.

Entenda que o ganho de desempenho para o Galaxy Z Flip 5 não ultrapassa 10% e você notaria apenas com os dois celulares nas mãos. De forma resumida, hoje não existe aplicativo que o celular da Samsung rode melhor que o da Motorola. Mesmo em geração anterior, o Razr 40 Ultra tem o melhor que a Qualcomm criou em 2022, até a chegada do novo modelo.

Eu consigo afirmar que não existe e nem existirá jogo ou app que rodará pior no Razr 40 Ultra pelos próximos dois anos. Então a diferença não existe? Sim, ela está presente, mas em outros pontos.

No Brasil os dois modelos têm 8 GB de RAM e empatam aqui, mas a memória utilizada pelo Galaxy Z Flip 5 está no padrão UFS 4.0 e o Razr 40 Ultra trabalha com UFS 3.1, o que na hora de copiar grandes arquivos pode fazer diferença e finalizar a transferência antes no modelo da Samsung.

Mais uma vez você sente apenas com os dois modelos nas mãos. Já o segundo ponto envolve o Android e os dois estão na versão 13, mas enquanto o Razr 40 Ultra tem garantia de atualização até o 16, o Galaxy Z Flip 5 vai até o 17 e terá um ano extra com correções de segurança.

Por conta disso, no pacote de desempenho e software, o Galaxy Z Flip 5 vai durar mais tempo, tem avanços até em fotografia com novo processador de imagens e terá correções de segurança também por um ano extra.

Tela

Este é o ponto mais visível para qualquer pessoa e onde os dois praticamente empatam. As telas externas são de AMOLED nos dois modelos, mas o Galaxy Z Flip 5 tem 3,4 polegadas e o Razr 40 Ultra vai de 3,6 polegadas, invadindo o espaço das câmeras. O modelo da Motorola tem mais resolução e você vê mais.

Motorola Razr 40 Ultra (Imagem: André Fogaça/ultimate bet)
Motorola Razr 40 Ultra (Imagem: André Fogaça/ultimate bet)

Já internas as duas são AMOLED, mas o Razr 40 Ultra vai até 165 Hz e o Galaxy Z Flip 5 alcança 120 Hz. Por outro lado, o modelo da Samsung tem brilho mais elevado e uma película de vidro maleável por cima para proteção extra. Não se engane: todo dobrável pode ser arranhado com a unha do usuário, mas no lado da Samsung você precisa de uma força extra para isso.

Em cores, qualidade de imagem e ângulos de visão eu dou empate para os dois celulares. Você precisa escolher o que mais faz sentido: mais brilho ou atualização maior da tela interna?

Galaxy Z Flip 5 (Imagem: André Fogaça/ultimate bet)
Galaxy Z Flip 5 (Imagem: André Fogaça/ultimate bet)

Bateria

Chegamos então no calcanhar de Aquiles de todo dobrável: a bateria. Não posso falar outra coisa além de que nenhum dos dois tem autonomia minimamente próxima de um celular convencional. Mas, se você está lendo esse comparativo, já deve ter isso em mente.

No Razr 40 Ultra a bateria é 100 mAh maior e permite recarga de 30 watts, enquanto no Galaxy Z Flip 5 ela recebe mais energia via indução. Novamente é uma escolha de acordo com sua necessidade: se você utiliza carregador sem fios, o Samsung te entrega mais usos, se não usa o Razr 40 Ultra é melhor por aqui.

Qual celular comprar?

No final das contas, quem é o melhor celular? Olhando para o comparativo, é difícil selecionar um vencedor. Em acabamento os dois são muito bonitos e as mudanças ficam no tipo de traseira, se é áspera ou lisa e a escolha fica com seu gosto pessoal. Já em câmeras o Razr 40 Ultra tem a possibilidade de fazer macro e em qualidade ambos conseguem boas capturas.

Já em desempenho e software o Galaxy Z Flip 5 vence por ter chip mais recente e trabalhar com mais tempo de atualização do Android, envolvendo até a segurança do usuário. A tela tem outro empate e você precisa decidir se prefere mais atualização ou brilho, enquanto na bateria os dois perdem.

No preço, ao menos para o valor de lançamento, o Galaxy Z Flip 5 é R$ 1 mil mais caro que o Razr 40 Ultra. Mesmo levando em consideração que ele vai durar menos ao receber menos atualizações do Android, ser mais cerca de 12,5% mais barato compensa este fato.

No final das contas eu gostei mais do Motorola Razr 40, mas é por ter uma câmera com função extra e ser mais barato. Tem também o lado estético, mas essa é uma escolha pessoal e cada um tem seu próprio gosto.

Galaxy Z Flip 5 vs Razr 40 Ultra: ficha técnica

Galaxy Z Flip 5Razr 40 Ultra
Tela interna:Foldable Dynamic AMOLED 2X de 6,7 polegadas
2.640 x 1.080 pixel
HDR10+
Brilho de até 1.750 nits
LTPO AMOLED de 6,9 polegadas
2.640 x 1.080 pixel
HDR10+
165 Hz
Brilho de até 1.400 nits
Tela externa:Super AMOLED de 3,4 polegadas
720 x 748 pixels
AMOLED de 3,6 polegadas
1.056 x 1.066 pixels
144 Hz
HDR10+
Processador:Qualcomm SM8550-AC Snapdragon 8 Gen 2 (4 nm)
Octa-core (1×3,36 GHz Cortex-X3 e 2×2,8 GHz Cortex-A715 e 2×2,8 GHz Cortex-A710 & 3×2 GHz Cortex-A510)
Qualcomm SM8475 Snapdragon 8+ Gen 1 (4 nm)
Octa-core (1×3,19 GHz Cortex-X2 e 3×2,75 GHz Cortex-A710 e 4×1,8 GHz Cortex-A510)
GPU:Adreno 740Adreno 730
RAM:8 GB8 GB
Memória:256 GB
512 GB
256 GB
512 GB
Câmeras traseiras:Principal: 12 MP f/1.8
Ultrawide: 12 MP f/2.2
Principal: 12 MP f/1.5
Ultrawide/Macro: 13 MP f/2.2
Câmera frontal:10 MP f/2.232 MP f/2.4
Sistema Operacional:Android 13Android 13
Conexões:Wi-Fi 6E (2,4 GHz e 5 GHz)
Bluetooth 5.3 (A2DP, LE)
USB-C (3.2)
NFC
GPS, GLONASS, GALILEO, BDS, QZSS, NavIC
Wi-Fi 6E (2,4 GHz e 5 GHz)
Bluetooth 5.3 (A2DP, EDR, LE)
USB-C (3.2)
NFC
GPS, GLONASS, GALILEO, BDS, QZSS, NavIC
Bateria:3.700 mAh
Carregamento rápido de 25 watts
Carregamento sem fio de 15 watts
Carregamento reverso de 5 watts
3.800 mAh
Carregamento rápido de 30 watts
Carregamento sem fio de 5 watts
Outros:Leitor de impressões digitais (lateral)
proteção contra água IPX8
Leitor de impressões digitais (lateral)
proteção contra água e poeira IP52
Dimensões:165,1 x 71,9 x 6,9 mm (aberto)
85,1 x 71,9 x 15,1 (fechado)
170,8 x 74 x 7 mm (aberto)
88,4 x 74 x 15,1 mm (fechado)
Peso:187 gramas184,5 gramas

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do ultimate bet? Inscreva-se no canal!