AGoogle Play Store disponibilizou para todos os usuários do Android um novo recurso que permite que pessoas com pouco armazenamento no celular (ou não) “arquivem” aplicativos. Isso porque, ao excluir um app para liberar memória, o proprietário do aparelho perde os dados salvos nele. Com a opção, o tamanho é otimizado sem perder essas informações, e basta ter conexão à internet.

Leia mais:

Arquivar apps pela Play Store

O recurso foi anunciado pela primeira vez em abril, mas não estava disponível para todos os usuários do Android. Agora, basta ativar a opção nas configurações do aplicativo da Google Play Store e o recurso já arquiva automaticamente apps que são pouco acessados no aparelho.

Na prática, isso otimiza 60% do tamanho original daquele programa e libera espaço de armazenamento no dispositivo.

publicidade

Para isso, a configuração usa o sistema Android App Bundle, que otimiza conjuntos de arquivos “pesados” do aplicativo, mas deixando os dados do usuário lá. Ou seja, o programa ainda está no celular e aparecerá com um ícone de nuvem por cima, e basta conexão com internet para acessá-lo.

Boneco do Android carregando sacolas com logomarcas da Play Store e do Google Play
Novidade vale apenas para usuários do sistema Android (Imagem: NextPit)

Como ativar o recurso no Android

O recurso só está disponível para aparelhos Android, que usam a Google Play Store como loja de aplicativo. Para ativá-lo, entre no app e siga esses passos:

  • Toque na sua foto de perfil (ou ícone de perfil);
  • Clique na opção “”Configurações”;
  • Clique na opção “Geral”;
  • Ative a opção “Arquivar apps automaticamente”

Lembre-se que, para obter os recursos mais recentes da Google Play Store e do Android, é necessário estar com o sistema atualizado.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do événement gaming 2022 france? Inscreva-se no canal!