Os lobisomens são uma das criaturas mais populares do imaginário de terror na cultura pop, estando presentes em diversas culturas. Os licantropos, outro nome para essa entidade, são geralmente humanos que se transformam em híbridos ou em lobos completamente.

Essas criaturas aterrorizam as pessoas há muitos anos e contam com diversas produções cinematográficas. Aqui, destacamos 10 filmes que contam com lobisomens em suas histórias.

Lua Negra

“Lua Negra” (“Bad Moon”, 1996) / Crédito: Warner Bros. (divulgação)

Disponível na HBO Max. 

Após uma trágica expedição no Nepal que termina na morte de sua esposa, o fotojornalista Ted (Michael Pare) se torna um lobisomem. Ele tenta viver isolado da sociedade, mas sua irmã (Mariel Hemingway) o convida para ficar com ela e seu filho (Mason Gamble) para superar a dor da perda. No entanto, o cachorro da família, o pastor alemão Thor, sente que algo está terrivelmente errado com Ted.

publicidade

Sob a direção de Eric Red, conhecido por roteiros de filmes como “Quando Chega a Escuridão” e “A Morte Pede Carona”, o filme apresenta um grande trabalho de maquiagem e fantasia. Além disso, conta com um empolgante e feroz embate entre o cão e o lobisomem.

Leia também:

Grito de Horror

“Grito de Horror” (“The Howling”, 1981) / Crédito: Embassy Pictures (divulgação)

Disponível para alugar e comprar no Amazon Prime Video, Google Play Filmes e TV e Apple TV.

Este filmaço de lobisomem do mestre Joe Dante se destaca pelos efeitos especiais práticos e maquiagens extraordinárias. Além disso, também apresenta cenas memoráveis de transformação. 

Na trama, uma repórter de televisão investiga um assassino em série. Sob o auxílio da polícia, ela concorda em encontrar o criminoso em um cinema porno. No entanto, ela fica traumatizada após testemunhar os crimes horríveis do assassino. Para ajudá-la a se recuperar, seu terapeuta a aconselha a passar um tempo em uma colônia de reabilitação isolada. No entanto, os habitantes peculiares do local são lobisomens.

Anjos da Noite

“Anjos da Noite” (“Underworld”, 2003) / Crédito: Sony Pictures Releasing (divulgação)

Disponível para assinantes do Amazon Prime Video. Também é possível assistir ao filme de graça no Pluto TV.

Filme de lobisomem e vampiro, “Anjos da Noite” combina ação no estilo “gun-fu” a um terror com elementos sobrenaturais. O longa explora o conflito de séculos entre vampiros e licantropos (lobisomens) e se tornou uma franquia de ação de sucesso, totalizando 5 filmes. 

A atriz Kate Beckinsale interpreta Selene, uma vampira altamente treinada encarregada de caçar licantropos. Na história, ela protege um médico humano (Scott Speedman) que está no centro da conspiração que envolve as duas facções inimigas.

O Garoto do Futuro

“O Garoto do Futuro” (“Teen Wolf”, 1985) / Crédito: Atlantic Releasing Corporation (divulgação)

Disponível para assinantes do Amazon Prime Video.

Michael J. Fox estrela esta comédia adolescente oitentista. A história segue um garoto que descobre que é um lobisomem. Apesar do choque inicial, o jovem logo começa a usar sua nova forma para ganhar popularidade na escola e no time de basquete. 

Com um tom leve e momentos de romance, “O Garoto do Futuro” fez sucesso comercial e rendeu continuações, adaptações para outras mídias e remakes.

As Boas Maneiras

“As Boas Maneiras” (2017) / Crédito: Imovision (divulgação)

Disponível na Netflix.

“As Boas Maneiras” é um filme de terror psicológico brasileiro dirigido por Juliana Rojas e Marco Dutra, renomados diretores do gênero no país. O filme conta com a atriz Marjorie Estiano no elenco, juntamente com Isabél Zuaa, Cida Moreira, Gilda Nomacce e Andréa Marquee. 

A história segue uma enfermeira da periferia de São Paulo que é contratada para cuidar do filho ainda não nascido de uma mulher rica. Uma conexão especial se desenvolve entre as duas. Mas quando o bebê, que é um lobisomem, nasce, a enfermeira precisa protegê-lo a todo custo.

A Companhia dos Lobos

“A Companhia dos Lobos” (1987) / Crédito: Entertainment Film Distributors (divulgação)

Disponível para assistir de graça no Netmovies. Também disponível para assinantes do Oldflix e Looke.

“A Companhia dos Lobos” é um filme de terror britânico que faz uma reinterpretação sombria do conto de fadas “Chapeuzinho Vermelho”. A obra explora temas como sexualidade e o despertar da maturidade. O longa-metragem é dirigido por Neil Jordan, que também comandou sucessos como “Entrevista com o Vampiro” e “Traídos pelo Desejo”. 

A obra conta com um enredo em camadas, com histórias dentro de outras histórias. Mas o foco da trama está na jovem Rosaleen (Sarah Patterson). Ela é instruída por sua avó (Angela Lansbury) de que as mulheres inocentes são tentadas por homens-lobo, através de histórias de lobisomens.

Um Lobisomem Americano em Londres

“Um Lobisomem Americano em Londres” (“An American Werewolf in London”, 1981) / Crédito: Universal Pictures, Producers Sales Organization (divulgação)

Disponível no Telecine, Oldflix e  Mubi. Também disponível para assistir de graça no Mercado Play.

Um clássico do gênero, e que muitos assistiram na TV aberta. Sob a direção do grande John Landis, o longa conta a história de dois jovens americanos que são atacados por um lobisomem enquanto viajam pela Inglaterra. Um deles morre no ataque, enquanto o outro sobrevive, mas começa a se transformar gradualmente em um lobisomem.

O filme é conhecido por suas cenas de transformação de lobisomem, que foram inovadoras para a época, usando efeitos impressionantes. 

Bala de Prata

“Bala de Prata” (“Silver Bullet”, 1985) / Crédito: Paramount Pictures (divulgação)

Disponível para assistir de graça no Netmovies. Também disponível para assinantes do Looke.

Com base na novela “Cycle of the Werewolf” do renomado autor de terror Stephen King, “Bala de Prata” é um filme que mescla terror e aventura. O elenco é estrelado por Gary Busey, Corey Haim, Everett McGill, Terry O’Quinn, Joe Wright e Lawrence Tierney.

A trama gira em torno de uma pequena cidade assombrada por uma série de assassinatos misteriosos que sempre ocorrem durante a lua cheia. Os moradores locais suspeitam que um assassino em série está à solta, mas um garoto paraplégico sabe que o culpado é, na verdade, um lobisomem.

O Lobisomem (2010)

“O Lobisomem” (“The Wolfman”, 2010) / Crédito: Universal Pictures (divulgação)

Disponível para alugar no Amazon Prime Video. Disponível para alugar e comprar no Google Play Filmes e TV e Apple TV.

Refilmagem de um clássico da Universal de 1941, “O Lobisomem” é um terror dirigido por Joe Johnston, que já dirigiu sucessos como “Querida, Encolhi as Crianças” e “Jumanji”. No elenco, destacam-se nomes como Benicio del Toro, Anthony Hopkins, Emily Blunt e Hugo Weaving. 

A história se desenrola na Londres Vitoriana, onde um ator de renome mundial retorna à casa de sua família após receber notícias do desaparecimento de seu irmão. No entanto, ao descobrir que seu irmão foi vítima de um assassinato brutal e mutilação, ele se vê mergulhado em uma investigação que o leva a um terrível encontro com um lobisomem.

O Lobisomem (1941)

“O Lobisomem” (“The Wolfman”, 1941) / Crédito: Universal Pictures (divulgação)

Disponível para assistir de graça no Netmovies. Também disponível para assinantes do Looke.

Filme de lobisomem antigo; este é o longa que foi refilmado pelo filme mencionado acima. Este clássico de terror foi dirigido por George Waggner e produzido pela Universal Pictures. 

Na história, após a morte de seu irmão, um homem (Lon Chaney Jr.) retorna à sua cidade natal, onde é atacado por um lobo ao tentar resgatar uma jovem. Após ser mordido, ele passa a experimentar transformações durante as noites de lua cheia, transformando-se em um lobisomem.