Apesar dos sustos e do medo, o gênero do terror é extremamente popular entre o grande público. Esses filmes são os que atraem mais espectadores para os cinemas e frequentemente figuram como uma das principais escolhas ao buscar um filme em plataformas de streaming.

Inquestionavelmente, um dos subgêneros mais aterrorizantes dentro do universo do terror são os filmes que abordam o tema do exorcismo. As narrativas que envolvem possessões e a presença de entidades demoníacas são particularmente impactantes, despertando simultaneamente medo e fascinação na audiência.

Se você está interessado em assistir a um filme desse subgênero, compilamos uma lista de 8 filmes que abordam o tema do exorcismo.

O Ritual (2011)

“O Ritual” (“The Rite”, 2011) / Crédito: Warner Bros. Pictures (divulgação)

Disponível para assinantes do HBO Max.

publicidade

“O Ritual” é vagamente baseado no livro de não ficção “The Rite: The Making of a Modern Exorcist” de Matt Baglio.

O filme conta a história de um jovem seminarista (Colin O’Donoghue) que é enviado ao Vaticano para estudar a prática de exorcismo. Cético, ele é designado para trabalhar com o experiente exorcista padre Lucas Trevant, que é vivido por Anthony Hopkins.

Leia mais:

Livrai-nos do Mal (2014)

“Livrai-nos do Mal” (“Deliver Us from Evil”, 2014) / Crédito: Screen Gems (divulgação)

Disponível para assinantes da Netflix.

O diretor Scott Derrickson (“A Entidade”, “Doutor Estranho”) assina o roteiro (ao lado de Paul Harris Boardman) e a direção deste filme de terror e suspense sobrenatural estrelado por Eric Bana, Édgar Ramírez, Sean Harris, Olivia Munn e Joel McHale.

Na trama, um policial (Bana) começa a investigar uma série de crimes inexplicáveis e perturbadores que vêm acontecendo em Nova York. Quando ele descobre a presença de forças demoníacas, ele se une a um padre jesuíta (Ramírez) para enfrentar esse mal que ameaça sua cidade e sua família.

O Exorcista (1973)

“O Exorcista” (“The Exorcist”, 1973) / Crédito: Warner Bros. Pictures (divulgação)

Disponível para assinantes do HBO Max e Amazon Prime Video.

A grande referência quando se pensa em um filme sobre exorcismo e possessão é este clássico do terror. Considerado por crítica e público um dos filmes mais aterrorizantes de todos os tempos. O mestre William Friedkin dirige “O Exorcista”, enquanto o roteiro é escrito por William Peter Blatty, que se baseia em seu romance homônimo.

No filme, a menina Regan MacNeil (Linda Blair) é possuída por uma entidade demoníaca. A sua mãe (Ellen Burstyn) pede o auxílio dos padres Damien Karras (Jason Miller) e Lankester Merrin (Max von Sydow) para realizar um exorcismo. 

Exorcistas do Vaticano (2015)

“Exorcistas do Vaticano” (“The Vatican Tapes”, 2015) / Crédito: Lionsgate, Pantelion Films (divulgação)

Disponível para assinantes do HBO Max.

Dirigido por Mark Neveldine, o “ Exorcistas do Vaticano” mantém o estilo frenético desse cineasta conhecido por seus filmes de ação alucinantes como “Adrenalina”, “Motoqueiro Fantasma: Espírito de Vingança” (que ele dirigiu ao lado de Brian Taylor).

Na trama, a jovem Angela (Olivia Taylor Dudley) começa a exibir comportamentos estranhos e violentos após sofrer uma lesão na mão. Quando eventos sobrenaturais inexplicáveis começam a ocorrer em torno dela, o padre Oscar Lozano (Michael Peña) é convocado para investigar, e começa a suspeitar que a moça está possuída. 

O Último Exorcismo (2010)

“O Último Exorcismo” (“The Last Exorcism”, 2010) / Crédito: Lionsgate (divulgação)

Disponível para assinantes do Amazon Prime Video.

“O Último Exorcismo” é um filme de terror found footage (estilo de filmes como “ A Bruxa de Blair”, “Atividade Paranormal” e “Rec”).O longa segue Cotton Marcus (Patrick Fabian), um reverendo que perdeu sua fé e passou a vida realizando exorcismos falsos. 

Não acreditando em possessões demoníacas, Marcus decide participar de um documentário para filmar o seu último exorcismo, com o objetivo de desmascarar esses rituais. No entanto, o que Marcus inicialmente encarava como apenas mais um caso de possessão falsa revela-se, na verdade, algo que irá desafiar profundamente sua fé.

Filha do Mal (2012)

“Filha do Mal” (“The Devil Inside”, 2012) / Crédito: Paramount Pictures (divulgação)

Disponível para assistir gratuitamente no Pluto TV.

“Filhas do Mal” é um filme de baixo orçamento do subgênero “found footage” com um estilo de documentário. Ele narra a história de Isabella Rossi (Fernanda Andrade), uma mulher que se aventura na exploração do universo dos exorcismos. 

Na trama, Isabella viaja para a Itália com o objetivo de investigar o caso de sua mãe, que foi presa após cometer um homicídio envolvendo três clérigos durante sua própria sessão de exorcismo. Determinada a desvendar a verdade por trás do ocorrido, Isabella, acompanhada por uma equipe de documentaristas, procura por um padre exorcista e adentra no mundo das possessões.

O Exorcismo de Emily Rose (2005)

“O Exorcismo de Emily Rose” (“The Exorcism of Emily Rose”, 2005) / Crédito: Sony Pictures Releasing (divulgação)

Disponível para assinantes do HBO Max.

Outro filme dirigido por Scott Derrickson, “O Exorcismo de Emily Rose” é uma abordagem fictícia de eventos reais baseados no caso de Anneliese Michel.  

Anneliese foi uma jovem alemã que passou por vários ritos de exorcismos. Durante as sessões que duraram vários meses, ela se recusou a comer e beber. Ela morreu um ano depois, em 1976, por desnutrição e desidratação. Os seus pais e os padres responsáveis pelos ritos foram condenados pelo crime de homicídio por negligência.

Já o filme gira em torno de uma advogada (Laura Linney) que aceita defender um padre (Tom Wilkinson) envolvido em um caso de homicídio culposo. A acusação está relacionada aos ritos de exorcismo que resultaram na morte da jovem Emily Rose (Jennifer Carpenter).

O Exorcista do Papa (2023)

“O Exorcista do Papa” (“The Pope’s Exorcist”, 2023) / Crédito: Sony Pictures Releasing (divulgação)

Disponível para assinantes do HBO Max.

“O Exorcista do Papa” retrata o padre Gabriele Amorth, figura real que alega ter realizado mais de 60  mil exorcismos. O filme é baseado em seus escritos e retrata de forma fictícia os seus feitos. 

Amorth é estrelado por Russell Crowe e a trama o segue nos anos 80 enquanto ele investiga a possessão de uma criança e se depara com uma conspiração escondida pelo Vaticano.