Em um depoimento revelador durante o julgamento da Epic Games contra o Google, o serviço de streaming de música Spotify foi apontado por ter fechado um acordo exclusivo e altamente vantajoso no que diz respeito aos pagamentos no sistema Android. O chefe de parcerias globais do Google, Don Harrison, confirmou em seu depoimento que o Spotify pagava uma comissão de 0% quando os usuários optavam por adquirir assinaturas através do sistema próprio do Spotify.

No caso de escolherem o Google como processador de pagamento, o Spotify repassava apenas 4%, uma cifra consideravelmente menor que a taxa padrão de 15% praticada pelo Google.

Leia mais:

Durante o embate antitruste com a Epic, o Google lutou para manter em sigilo os números relativos ao acordo com o Spotify, alegando que poderiam prejudicar as negociações com outros desenvolvedores de aplicativos que buscam condições mais generosas.

publicidade

O programa de faturamento User Choice Billing do Google, lançado em 2022, geralmente é descrito como uma redução de aproximadamente 4% na comissão da Play Store se os desenvolvedores utilizarem seu próprio sistema de pagamento, diminuindo a taxa de serviço de assinatura de 15% para algo em torno de 11%. No entanto, isso muitas vezes não resulta em economia real para os desenvolvedores, uma vez que eles precisam arcar com os custos de processamento de pagamento.

Don Harrison afirmou que a popularidade “sem precedentes” do Spotify justificou um acordo “personalizado”. Em suas palavras: “Se o Spotify não estiver funcionando adequadamente nos serviços Play e serviços principais, as pessoas não comprarão telefones Android”. Como parte do acordo, ambas as partes concordaram em contribuir com US$ 50 milhões cada para um “fundo de sucesso”.

Em comunicado ao The Verge, o Google reconheceu o testemunho de Harrison. “Um pequeno número de desenvolvedores que investem mais diretamente no Android e na Play pode ter taxas de serviço diferentes como parte de uma parceria mais ampla que inclui investimentos financeiros substanciais e integrações de produtos em diferentes formatos”. A empresa não divulgou os nomes de outros desenvolvedores que obtiveram taxas mais vantajosas.

Durante o julgamento, ficou evidente que o Google ofereceu à Netflix uma taxa especial com desconto de apenas 10%, mas a Netflix recusou. Atualmente, a Netflix não oferece mais a opção de compra dentro do aplicativo no Android e não paga mais nada ao Google para distribuir seu aplicativo como resultado dessa decisão.

Spotify e lojas de aplicativos

  • O Spotify tem reclamado frequentemente das taxas de compra dentro do aplicativo no passado.
  • No meio de 2023, o Spotify interrompeu completamente o suporte ao sistema de faturamento da App Store da Apple para evitar pagar até 30% de comissão.
  • Foi também um dos membros mais proeminentes da Coalizão pela Equidade nos Aplicativos, um grupo que incluía a Epic e apoiava a ação antitruste da editora de Fortnite contra Apple e Google.
  • Enquanto a Epic continua sua batalha legal contra ambas as empresas, o Spotify aparentemente encontrou uma saída mais fácil — e muito mais barata — da disputa com o Google.