Criado em 2006, o Twitter, que agora é o X, é uma das redes sociais mais acessadas no mundo. No entanto, este ano, ele ganhou um rival, o Threads, criado pela Meta e que está vinculado ao Instagram. Mas, afinal, qual é o melhor? Neste conteúdo, você poderá ver diversas características de ambos e, assim, tirar as suas próprias conclusões.

De forma geral, as duas redes desempenham o papel de microblog, já que nelas podem ser feitas publicações em sequência e suporte a fotos e vídeos. Além disso, permitem criar enquetes.

Leia mais:

Diferenças nos recursos

Inicialmente, o Threads não tinha um feed cronológico apenas com as contas que o usuário seguia. Além disso, caso a pessoa tivesse o desejo de excluir o perfil criado na rede social, ela precisava excluir o Instagram também. E, havia outros recursos existentes do Twitter que não estavam presentes no Threads. Porém, isso está mudando.

publicidade

Com o passar dos meses, a rede social tem adicionado algumas funções que existem no X (ex-Twitter). A expectativa é que nos próximos meses isso seja ampliado. Atualmente o Threads já tem versão web e já é possível apagar a conta sem precisar deletar o Instagram.

X (ex-Twitter)
Na disputa entre X e Threads, é importante analisar a quantidade de recursos. Imagem: sdx15 / Shutterstock

Todavia, o X aproveitou para adicionar melhorias, como a opção de encontrar vagas de emprego, chamadas de áudio e vídeo e ainda a ferramenta de transmissões ao vivo. Além disso, a plataforma tem como diferencial o agendamento de publicações. Por outro lado, gratuitamente, os posts do Threads podem ter 500 caracteres, quase o dobro do rival, que permite posts com 280 caracteres.

Outra diferença entre as redes está no login. Enquanto para usar o Threads é necessário ter uma conta do Instagram, o X é mais acessível nesse quesito, pois para se registrar, a pessoa pode utilizar qualquer e-mail ou até mesmo logar diretamente por meio das contas da Apple ou Google.

Disponibilidade na web

Além de as duas redes sociais estarem disponíveis para celulares (Android e iOS), eles também podem ser utilizados na web. Porém, há uma diferença: o Threads é mais novo. Isso pode fazer com que ele demore mais para receber as novidades da rede.

Somente o X tem plano pago

Apesar de ter acesso gratuito, o X limita alguns recursos para que eles só possam ser utilizados na versão Premium, como a possibilidade de fazer textos mais longos, suporte para baixar vídeos e outras funcionalidades. O plano custa mensalmente o valor de R$ 84.

O X é mais movimentado

Threads, rede social do Instagram
Embora o Threads tenha menos usuários, é possível que tenha também menos bots. Imagem: Diego Thomazini / Shutterstock

Por ser uma rede social que está no ar há mais tempo, com 500 milhões de contas ativas, o X possui um número muito maior de usuários, pelo menos é o que afirma Elon Musk, o proprietário da plataforma. Porém, há um problema: o excesso de bots (robôs) que estão presentes na rede.

Um ponto que faz com que a rede social continue bem movimentada é o fato de que ela continua sendo um ambiente para postagens, notícias e novidades. Algo que é o oposto do Threads, que não possui o objetivo de ser um espaço para política e notícias. Ao invés disso, a intenção é que ela seja um espaço para a criação de comunidades de discussão.

Por outro lado, Mark Zuckerberg, dono da Meta, revelou recentemente que a rede tem um pouco menos de 100 milhões de usuários ativos por mês.

Agora que você conhece as duas redes sociais em detalhes, deixe nos comentários qual é a sua favorita: X ou Threads?