Final de ano é época de comemoração. Isso significa dizer que é também um período de muita bebida (e ressaca no dia seguinte). Por isso, muitas pessoas tentam diminuir o consumo de cerveja, por exemplo. Mas existe alguma bebida alcoólica que dê mais ou menos ressaca?

Leia mais

O que é a ressaca?

  • A ressaca é resultado de uma intoxicação pelo álcool.
  • Ela está ligada à metabolização do álcool, que passa primeiro pelo estômago, por uma enzima chamada álcool desidrogenase.
  • No fígado, o álcool se transforma em acetaldeído, um composto que causa desidratação celular, pode agredir as células e dá a sensação de mal-estar.
  • A velocidade com que o acetaldeído é formado depende da quantidade de álcool que chega ao fígado e da rapidez com que ele metaboliza esse álcool.
  • O consumo de bebidas alcoólicas também provoca uma perda das reservas de glicogênio no fígado, uma espécie de estoque de energia.
  • É isso que explica a vontade de comer doce no dia seguinte, por exemplo.
  • As informações são do G1.

Ingerir álcool com moderação é o segredo

Se você chegou até aqui, agora vai a má notícia. Não existe bebida alcoólica que dê menos ressaca. O segredo está na quantidade ingerida. Pelo mesmo motivo, misturar vários tipos de bebidas alcoólicas não piora nem melhora a ressaca.

O importante é consumir o álcool com moderação, já que a quantidade de álcool e a velocidade de ingestão influenciam muito na questão da embriaguez. Também é importante se hidratar, porque o álcool estimula a diurese, a perda de líquido pela urina.

Álvaro Pulchinelli, toxicologista do Fleury Medicina e Saúde

Tambémnão existe um remédio para curar ressaca. É preciso esperar o organismo eliminar todo o álcool, o que pode demorar até 24 horas.

publicidade

Mas é possível sim aliviar os efeitos da bebedeira. Para isso, é recomendado manter repouso, manter uma boa hidratação, evitar o jejum e fazer refeições leves, utilizar analgésicos simples em casos de dor de cabeça ou dor), tomar medicamentos contra o enjoo e tomar antiácidos para gastrite.