Os filmes de terror permeiam o imaginário do público, explorando medos, traumas, pesadelos e repulsas do espectador para criar imagens e ambientes assustadores. Em algumas ocasiões, esse clima aterrorizante transcende a tela e se infiltra nos bastidores de produções do gênero.

Acidentes misteriosos, aparições inexplicáveis, comportamentos estranhos e eventos surreais são apenas algumas das ocorrências bizarras que já marcaram os filmes de terror, assombrando tanto o público quanto o elenco. Muitas dessas situações contribuem para a construção da aura macabra em diversos longas.

A seguir, apresentamos 10 bastidores que prometem arrepios na espinha. Confira:

O Bebê de Rosemary (1968)

Crédito: Divulgação/Paramount Pictures
  • Disponível para locação e compra no GooglePlay e Microsoft

Clássico filme do diretor Roman Polanski, um dos mais influentes do gênero de horror até hoje. O filme conta a história de uma jovem grávida que se muda para um novo apartamento com seu esposo, A partir daí ela testemunha eventos bizarros durante a gestação e teme que forças malignas estejam à sua volta.

publicidade

Durante a produção do filme, o produtor William Castle recebeu uma carta anônima ameaçadora, prevendo uma lenta e dolorosa deterioração de sua saúde. Pouco depois, Castle desmaiou e foi submetido a uma cirurgia que o afligiu por meses. Não para por aí. Krzysztof Komeda, compositor da trilha sonora, faleceu no mesmo hospital onde estava Castle, por um hematoma cerebral após uma queda em uma festa. Poucos meses depois, a esposa do diretor, a atriz Sharon Tate, grávida como a personagem Rosemary, foi brutalmente assassinada por seguidores de uma seita liderada por Charles Manson.

Leia mais:

Invocação do Mal (2013)

The Conjuring (2013) / Crédito: Evergreen Media Group (divulgação)
  • Disponível para assinantes do HBOMax e do Amazon Prime Video.

A bem-sucedida franquia de horror contemporânea, Invocação do Mal segue o casal de investigadores paranormais, Ed e Lorraine Warren, que são chamados para ajudar a resolver fenômenos sobrenaturais.

Durante as filmagens, eventos estranhos ocorreram: o diretor James Wan relatou que seu cachorro latia para o nada durante várias noites. A estrela Vera Farmiga encontrou marcas de garras na tela de seu computador e também em suas pernas, enquanto a jovem atriz Joey King descobriu marcas roxas no corpo sem nenhuma explicação.

Annabelle (2014)

A boneca Annabelle, que tem uma série de filmes com seu nome.
Annabelle, a boneca que apareceu nos cinemas na franquia ‘Invocação do mal’. Imagem: Warner Bros./Divulgação
  • Disponível para assinantes do HBOMax.

O filme da boneca amaldiçoada também apresentou situações misteriosas em seus bastidores. O produtor do longa, Peter Safran, compartilhou com um site uma estranha ocorrência: uma grande luminária de vidro caiu na cabeça de um ator que interpretava o papel de um zelador. Isso aconteceu logo após o ator que vive o vilão do filme passar por debaixo do local, trajado e maquiado como seu personagem. No filme, o demônio mata o personagem do zelador exatamente no mesmo corredor onde ocorreu o acidente. Uma coincidência bizarra.

O Exorcismo de Emily Rose (2005)

Exorcism Emily Rose (2005) / Crédito: Lakeshore Entertainment (divulgação)
  • Disponível para assinantes do HBOMax.

Os filmes de exorcismo frequentemente testemunham eventos bizarros em seus bastidores, como é o caso deste longa-metragem. A atriz Jennifer Carpenter relatou que algumas vezes acordou durante a madrugada com seu rádio ligando sozinho na música “Alive” do Pearl Jam. Outros membros do elenco, como a atriz Laura Linney, também afirmaram que seus rádios e/ou televisões ligavam sem motivo aparente.

Hotel da Morte (2011)

The Innkeepers (2011) / Crédito: Dark Sky Films (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Amazon Prime Vídeo

Um filme de terror lançado em 2011 que narra a história de um casal de funcionários de um hotel que acreditam que o local é assombrado por entidades malignas.

O diretor Ti West contou que ele e sua equipe passaram por estranhos acontecimentos, como portas fechando sozinhas sem correntes de vento, telefones tocando aleatoriamente e sem ninguém na linha, e televisões ligando e desligando constantemente. A atriz Sara Paxton também relatou que diversas vezes acordou durante a madrugada com a impressão de haver alguém em seu quarto.

Poltergeist (série de filmes de 1982, 1986 e 1988)

Poltergeist
Imagem: reprodução/MGM
  • Filme de 1982: disponível para assinantes do HBOMax 
  • Filmes de 1986 e 1988: disponível para assinantes do Amazon Prime Video

Escrito e produzido por Steven Spielberg, o primeiro e mais famoso filme da série teve a direção do mestre do terror Tobe Hooper. A trama de Poltergeist acompanha uma família assombrada por eventos estranhos, incluindo espíritos que se comunicam com eles através da televisão.

A série é considerada amaldiçoada devido a eventos estranhos envolvendo membros da equipe. Com apenas 12 anos, a atriz Heather O’Rourke, faleceu meses após o lançamento do terceiro filme, devido a uma infecção intestinal fatal. Outra jovem atriz, Dominique Dunne, que participou do primeiro filme, foi assassinada por um namorado abusivo, sendo este seu único trabalho cinematográfico.

Outros membros do elenco também enfrentaram tragédias, como Julian Beck, do segundo filme, que morreu pouco tempo após as filmagens devido a complicações relacionadas a câncer, e Will Sampson, que teve uma morte prematura por problemas de saúde. A escolha de esqueletos reais como adereços no filme gerou uma atmosfera sinistra, levantando questões sobre essa decisão.

A profecia (1976)

O Harvey Spencer, de ‘A profecia’, tinha apenas quatro anos quando o filme foi gravado. Crédito: Twentieth Century Fox/Divulgação
  • Disponível para assinantes do Looke e NetMovies.

Clássico do horror que narra a história de um casal que, após perder seu filho, adota um recém-nascido de origem desconhecida. Acontecimentos misteriosos começam a assombrar a família, que sem saber podem estar cuidando do próprio anticristo.

A produção do filme foi marcada por uma série de eventos estranhos nos bastidores. Pouco antes das gravações, o filho do astro Gregory Peck cometeu suicídio, lançando uma sombra sombria sobre a equipe. Durante uma viagem de avião, o próprio Gregory Peck, o roteirista David Seltzer e o produtor-executivo Mace Neufeld enfrentaram momentos aterrorizantes quando a aeronave foi atingida por raios, quase perdendo o contato.

O hotel do diretor Richard Donner foi alvo de um atentado pelo grupo IRA um dia após a gravação de uma cena no safari. Durante as filmagens no cemitério, um dublê foi atacado por cachorros. Após o término das gravações, o diretor de efeitos especiais John Richardson e sua assistente, Liz Moore, sofreram um terrível acidente de carro, resultando na decapitação de Moore. Esse incidente é ainda mais chocante ao considerar que o filme inclui uma cena de decapitação.

Terror em Amityville (2005)

The Amityville Horror (2005) / Crédito: Metro-Goldwyn-Mayer (divulgação)
  • Disponível para locação e compra no AppleTv, Amazon Prime e Microsoft

Com base em eventos reais, o filme narra a tragédia envolvendo Ronald DeFeo Jr., um jovem que, em 13 de novembro de 1973, às aproximadamente 3h15 da manhã, assassina a sua família em Amityville. 

Ryan Reynolds, o protagonista do filme, compartilhou a experiência de vários membros da equipe de filmagem que inexplicavelmente despertaram às 3h15 da manhã, o exato momento em que as terríveis atrocidades na casa ocorreram. Reynolds assegura que a história é autêntica e não apenas uma estratégia de marketing para o filme.

Possessão (2012)

The Possession (2012) / Crédito: Ghost House Pictures (divulgação)
  • Disponível para assinantes do HBOMax.

Um filme de terror estrelado por Jeffrey Dean Morgan. Na trama, após abrir uma caixa misteriosa dada por seu pai, uma jovem garota começa a agir de forma estranha até que se descobre estar possuída por um espírito do mal.

Algumas coisas estranhas aconteceram, como luzes explodindo sem motivo aparente e brisas geladas passando por cenários fechados sem razão aparente. No entanto, o incidente mais assustador ocorreu quando o depósito de adereços do filme pegou fogo e foi reduzido a cinzas. Uma investigação sobre o incêndio concluiu que não foi criminoso nem uma falha elétrica, classificando o evento como indeterminado. Vale destacar que a caixa demoníaca usada no filme foi destruída no incêndio.

O Exorcista (1973)

Linda Blair, Max von Sydow e Jason Miller em 'O Exorcista' (1973). Imagem: Warner Bros/Divulgação
Linda Blair, Max von Sydow e Jason Miller em ‘O Exorcista’ (1973). Imagem: Warner Bros/Divulgação
  • Disponível para assinantes do HBOMax.

O clássico filme de William Friedkin. A trama acompanha uma jovem possuída por um demônio e a luta da família para exorcizá-la.

Este é um dos filmes mais famosos com bastidores macabros. Um deles é o incêndio no local das filmagens. Inicialmente, a culpa foi atribuída a um pombo. No entanto, o acontecimento foi peculiar: havia dois sets no local, a casa principal do filme, que foi destruída pelo incêndio, e o quarto da Regan, a menina possuída, que permaneceu intacto.

Outros acontecimentos incluem Jack MacGowran, que interpretou Burke Dennings no filme, morrendo inesperadamente apenas alguns dias após concluir sua participação. Um trabalhador de efeitos especiais e um guarda de segurança também morreram durante a produção do filme.

Em um momento, o diretor Friedkin trouxe um padre para o cenário para realizar um exorcismo na vida real. No entanto, a cerimônia religiosa pareceu ter pouco efeito para deter a maldição.