São muitos os benefícios para a saúdeque justificam alguém querer parar de fumar. Entretanto, é mais complicado do que simplesmente ter consciênciade todos os bons motivos pelos quais você deve parar. Sendo assim, é mais fácil parar quando você tem apoio e estratégias.

Para parar de fumar com sucesso, você precisará lidar tanto com o vício quanto com os hábitos e rotinas que o acompanham. Mas isso pode ser feito e, com um plano, qualquer fumante pode largar o vício – mesmo que já tenha tentado várias vezes antes.

Leia também:

8 estratégias para parar de fumar neste ano

Cada vez que você resiste ao desejo de fumar, você está um passo mais perto de parar de vez com o uso do tabaco. Aqui estão 8 maneiras de ajudá-lo a resistir à vontade de fumar quando surgir um desejo. E lembre-se de que parar de fumar pode exigir várias tentativas, portanto, dê a si mesmo o crédito por tentar.

publicidade

1. Marque um dia para parar de fumar e planeje como lidar com isso

Calendário de mesa (Imagem: Blessing Ri/Unsplash)
Marque um dia para parar de fumar (Imagem: Blessing Ri/Unsplash)

Escolher uma data para daqui a uma ou duas semanas pode ser a melhor maneira de começar; você pode perder a motivação se escolher uma data muito distante e pode ser mais fácil ter uma recaída se parar de fumar da noite para o dia – sem se preparar mentalmente.

De acordo com pesquisas, a maioria das pessoas que volta a fumar depois de tentar parar o faz nos primeiros três meses. Você pode se ajudar a superar isso ao se preparar com antecedência para os desafios comuns – e as outras dicas abaixo podem ajudar com isso.

2. Mantenha suas mãos e sua boca ocupadas

Quando sentir vontade de fumar, mastigue chicletes ou cenouras cruas, frutas, nozes e sementes. Escovar os dentes e beber água também podem ser boas opções, já que a sensação de limpeza dos dentes pode ajudar a contornar a vontade de fumar – o mesmo vale para beber lentamente um copo de água, já que manter-se hidratado ajuda a minimizar os sintomas da abstinência da nicotina.

Você também pode usar objetos para se distrair quando suas mãos estiverem “vazias”, tente usar uma bola anti stress ou segurar canetas e lápis. Outra opção são os fidget toys, que ajudam com a inquietação.

3. Experimente técnicas de relaxamento

Ioga (Imagem: Kike Vega/Unsplash)
Tente técnicas de relaxamento e exercício físico (Imagem: Kike Vega/Unsplash)

Um dos motivos pelos quais as pessoas fumam é que a nicotina as ajuda a relaxar – portanto, quando você parar de fumar, precisará de novas maneiras de relaxar. Diminua o estresse experimentando maneiras de relaxar, como respiração profunda, relaxamento muscular, ioga, massagens ou música relaxante. Você pode focar em coisas que já sabe que funcionam para você ou descobrir algo novo.

4. Faça exercícios físicos

A atividade física pode ajudar a distraí-lo dos desejos de fumar. Até mesmo atividades curtas – como subir e descer escadas correndo algumas vezes, caminhar ou se alongar por cinco minutos – podem fazer com que o desejo de fumar desapareça. Outra forma de movimentar seu corpo é fazer tarefas domésticas, pois isso também ajuda a distraí-lo.

5. Postergue sua vontade 

Se você sentir que vai ceder ao desejo de fumar, diga a si mesmo que primeiro precisa esperar mais 10 minutos. Em seguida, faça algo para se distrair durante esse tempo. Tente ir a uma área pública onde fumar é proibido. Esses truques simples podem ser suficientes para que você supere o desejo momentâneo de fumar.

6. Se distancie de todos os lembretes

Antes da data marcada para parar de fumar, livre-se de cinzeiros, isqueiros e dos cigarros restantes. Além disso, lave todas as roupas ou cortinas que tenham cheiro de fumaça e use purificadores de ar para se livrar do cheiro familiar. Se você fumava em seu carro, limpe-o também.

7. Avise as pessoas que você está parando de fumar

Apoie-se em quem você confia (Imagem: Priscilla Du Preez/Unsplash)
Apoie-se em quem você confia (Imagem: Priscilla Du Preez/Unsplash)

Durante as primeiras semanas após parar de fumar, tente evitar situações em que se sinta tentado a fumar e em que haja cigarros disponíveis. Outro motivo para dizer às pessoas com quem você convive, especialmente as que fumam, é pedir a elas que o apoiem, não fumando perto de você e não lhe oferecendo cigarros.

Além disso, informe ao seu médico e a outros profissionais de saúde, como dentistas, farmacêuticos e enfermeiros, que você está parando de fumar para que eles possam incentivá-lo. Eles podem até ter mais sugestões que o ajudarão.

8. Apoie-se nas pessoas em quem você confia

Contar aos amigos, familiares e outras pessoas próximas que você está tentando parar de fumar também funciona como uma boa maneira de obter apoio moral e emocional. Elas podem incentivá-lo a continuar, especialmente quando você se sentir tentado a fumar. Você também pode se juntar a outra pessoa que esteja querendo parar de fumar para conseguir apoio mútuo.