Novos profissionais entram na produção de vídeos a cada dia, trazendo consigo a necessidade de formas inovadoras de edição e ferramentas que possam otimizar e aumentar a qualidade de vídeos de formatos variados.

Entre as muitas aplicações disponíveis, temos o Adobe Premiere, reconhecido como um clássico do setor atualmente e o mais recente Cap Cut, disponível tanto para dispositivos móveis quanto para PC ou Mac, podendo até ser acessado pelo navegador.

Descubra as principais diferenças entre o Adobe Premiere e o Cap Cut e veja qual dos dois se enquadra melhor no seu dia a dia.

Leia mais:

publicidade

Por que editar vídeos antes de postar?

São muitas as vantagens em fazer a edição de vídeos antes de publicá-los nas mídias sociais. Entre elas, está a chance de criar vídeos mais atraentes e também de cortar momentos de pausa durante uma entrevista. Veja alguns pontos-chave para você ficar atento na edição de seus vídeos:

  • Storytelling: a edição de vídeo permite que você conte uma história de maneira eficaz. O desenrolar da história e todos os elementos utilizados para contá-la comandam nosso interesse no acontecimento final.
  • Organização: fazendo a edição de vídeo, o produtor de conteúdo consegue organizar as cenas e a ordem de apresentação dos fatos, preparando o caminho até o clímax e segurando o espectador até o final.
  • Personalização: por meio da edição de vídeo, você pode adicionar texto, música e efeitos especiais ao seu vídeo. Você pode alterar a fonte, o tamanho, o estilo, a cor, acrescentar um segundo plano e mais.
  • Adaptação ao público-alvo: para cada mídia, espectador ou tema, existe um ritmo de edição diferente. Um filme dramático não é montado na mesma velocidade que um filme de ação.
  • Oportunidades de carreira: há muitas oportunidades para editores de vídeos nas mais diversas empreitadas, seja para criar vídeos para plataformas online, trabalhar em uma produtora ou canal de TV e outras várias.

Adobe Premiere Pro

A Adobe tem essa como uma das ferramentas carro chefe da edição profissional de vídeos. (Imagem: Adobe/ Lucas Gabriel MH)

A Adobe lançou o Adobe Premiere, um software de edição profissional de vídeos, em setembro de 2003. Com este programa, o usuário pode analisar a correspondência de cores, reduzir o volume de som, inserir gráficos, fazer cortes de cena, aprimorar imagens e fazer mixagem de vídeo e áudio nele.

A evolução da tecnologia permitiu que o Adobe Premiere incorporasse funções como recursos de aprimoramento de vídeo baseados em IA. Essas funções incluem ajustes automáticos de som, corte rápido de silêncios em cena e muitos outros recursos.

Além disso, ele conta com adição de plug-ins, que permitem baixar trilhas sonoras e efeitos. Nas versões mais recentes, a IA permite equilibrar automaticamente as cores e os usuários podem usar círculos cromáticos e controles de curvas profissionais para ajustar um quadro inteiro ou parte dele.

Outra função interessante é a mixagem de músicas para equalizar o som com os diálogos ou o ritmo de um clipe de vídeo. Para ter acesso ao programa, é necessário assinar alguns dos planos, que começam a partir de R$ 104 por mês. Caso você queira experimentar, tem acesso a 7 dias de teste gratuito.

CapCut

O CapCut é uma ferramenta com foco principalmente em dispositivos móveis. (Imagem: CapCut/ Lucas Gabriel MH)

A ByteDance, empresa responsável pelo TikTok, desenvolveu o CapCut. Este aplicativo de edição de vídeos foi criado para funcionar principalmente no celular, permitindo o envio quase automático dos vídeos criados para o TikTok.

O CapCut oferece várias opções, como filtros, efeitos, transições, trilhas sonoras e outros elementos que tornam os conteúdos mais atrativos rapidamente.

Vale lembrar que, inicialmente, o CapCut estava disponível apenas para Android e iOS. No entanto, devido ao grande sucesso e ao crescente número de usuários, a ByteDance decidiu disponibilizar o aplicativo também para Windows e MacOS.

Diferentemente do Premiere, que foca no mercado de alto padrão da indústria do entretenimento, o CapCut oferece modelos prontos. A própria comunidade de usuários disponibiliza esses modelos para otimizar o tempo e proporcionar uma via rápida para a edição de vídeos em um curto prazo, com foco principalmente na modalidade 9:16 (1080 × 1920). Além disso, você pode usar o CapCut pelo navegador do computador, embora existam algumas limitações de edição.

Qual o melhor?

Neste caso, é importante analisar em qual momento você está. Se você é um iniciante ou faz apenas edições rápidas pelo celular, o CapCut oferece uma solução direta. Porém, se você é um profissional ou aspira a criar vídeos complexos e de alta qualidade, o conjunto robusto de recursos do Adobe Premiere Pro torna-o uma escolha atraente.