ANintendoanunciou, em seus canais oficiais, que irá encerrar os serviços online do Wii U e do 3DS no dia 8 de abril de 2024. Os usuários ficarão impedidos de jogar os títulos dos consoles online, acessar rankings de classificação e demais dados que eram exibidos apenas na parte online nos jogos, mas poderão baixar eventuais atualizações para jogar offline em um “futuro próximo”, segundo a desenvolvedora japonesa.

Leia mais:

A decisão afeta os seguintes consoles da Nintendo:

  • Nintendo Wii U
  • Nintendo 3DS
  • New Nintendo 3DS XL
  • Nintendo 2DS XL
  • Wii U Deluxe

Vale lembrar que a primeira versão do Nintendo 3DS foi lançada em 2011, enquanto a primeira versão do Wii U foi lançada em 2012. Até hoje alguns jogos recebem muitos usuários nos serviços online, como, por exemplo, o Mario Kart 8.

A Nintendo ainda informou que, caso ocorram problemas até abril, a data da descontinuidade dos serviços online pode ser antecipada. O comunicado da Nintendo também afirma que, em breve, será possível baixar novamente software adquirido e conteúdo para download na Nintendo eShop.

publicidade

Pokémon terá “exceção”

Duas exceções ao encerramento incluem Pokémon Bank e Poke Transporter, que permanecerão ativos. A Nintendo destaca, no entanto, que o suporte para esses serviços também pode ser encerrado posteriormente. Em um futuro próximo, os usuários poderão continuar baixando atualizações e reinstalando o software adquirido, assim como os DLCs da eShop.

Nintendo 3DS
Imagem: Zyabich/Shutterstock

StreetPass e SpotPass no Wii U e 3DS

A Nintendo também anunciou que o StreetPass, função que permite trocar informações de jogos entre usuários da Nintendo 3DS, seguirá disponível mesmo após o término dos serviços online. Já o SpotPass, será descontinuado.