O segmento de carros movidos a células de combustível de hidrogênio (FCV ou FCEV) levou um tombo nos Estados Unidos ao longo do último trimestre de 2023. É o que mostra a Hydrogen Fuel Cell Partnership (“Parceria de Células de Combustível de Hidrogênio”, em tradução livre), que fornece dados deste nicho.

Para quem tem pressa:

  • A venda de carros movidos a células de combustível de hidrogênio (FCV ou FCEV) nos Estados Unidos sofreu uma queda significativa no último trimestre de 2023;
  • A Hydrogen Fuel Cell Partnership, que acompanha esses dados, revelou que apenas 201 novos carros a hidrogênio foram vendidos – redução de 72% em comparação ao mesmo período de 2022. Além disso, foi o trimestre mais fraco em vendas desde 2015;
  • O declínio nas vendas de FCVs foi atribuído a fatores como o crescimento lento das estações de abastecimento de hidrogênio e o aumento do custo do combustível de hidrogênio;
  • Em 2023, foram vendidos 2.968 carros a hidrogênio, 10% a mais em relação a 2022. No entanto, as vendas de veículos elétricos a bateria nos EUA em 2023 foram estimadas em 1,1 milhão de unidades – aumento de 48% em relação ao ano anterior.

Neste período, apenas 201 novos carros a hidrogênio foram vendidos, redução de 72% em comparação ao mesmo período em 2022. Além disso, o quarto trimestre de 2023 foi o pior, desde 2015, para vendas de carros a hidrogênio.

Leia mais:

Fatores como o lento crescimento das estações de abastecimento e o aumento do custo do combustível de hidrogênio impactaram negativamente as vendas, principalmente do Toyota Mirai, segundo o site InsideEVs.

publicidade

Vendas de carros a hidrogênio

Ilustração do conceito de hidrogênio verde, apresentando uma instalação de hidrogênio simplificada com uma representação minimalista de moléculas de hidrogênio e fontes de energia renováveis em uma paisagem limpa
(Imagem: Pedro Spadoni via DALL-E/o que é beta hcg)

O segmento de FCV continua dominado por um modelo: o Toyota Mirai, que registrou 133 vendas durante o trimestre (queda de 80% ano a ano), enquanto o Hyundai Nexo registrou 68 unidades (aumento de 8% ano a ano).

Em 2023, 2.968 novos carros a hidrogênio foram vendidos, o que é 10% a mais do que no ano anterior. Para referência, em 2022, as vendas de FCEV excederam 2.707 (queda de 19% ano a ano). De volta a 2023, as vendas de carros elétricos a bateria nos EUA em 2023 foram estimadas em 1,1 milhão de unidades – aumento de 48% em relação ao ano anterior.

A previsão é que o 25.000º carro com célula de combustível de hidrogênio só será vendido no final de 2025 ou mais tarde. Até 10 de janeiro de 2024, havia 55 estações de hidrogênio abertas para varejo na Califórnia, sem alterações em relação ao número registrado em outubro.

A contagem de locais em construção, em processo de licenciamento ou propostos permanece estagnada em comparação a relatórios anteriores. Uma rápida análise revela que há 326 carros por estação (vendas cumulativas divididas pelo número de estações de varejo abertas), embora esse número seja menor devido aos carros antigos removidos do serviço.

Os dados de vendas de FCVs da Parceria de Células de Combustível de Hidrogênio vêm da Baum and Associates e são baseados em vendas para clientes de varejo e frotas.