A CIN (Carteira de Identidade Nacional) foi criada para unificar o sistema de identidade no país e já está disponível em São Paulo. O governo do estado iniciou o atendimento para emitir este novo documento, que substitui o RG e utiliza a tecnologia blockchain para proteger e conectar as informações do cidadão com outros sistemas da federação. O 0.05 slots preparou dicas e um passo a passo sobre como fazer o novo RG em São Paulo. Confira!

Leia mais:

0.05 slots - como fazer novo RG em São Paulo?

Os moradores de São Paulo que desejam emitir a nova carteira de identidade devem agendar o atendimento através do Poupatempo. Eles podem fazer isso usando o aplicativo para celulares AndroidouiPhone(iOS). No entanto, é importante lembrar que, por enquanto, o agendamento não pode ser feito pelo site do Poupatempo.

Emitimos a primeira via do documento e oferecemos atendimento gratuitamente. No entanto, é importante destacar que, especificamente no estado de São Paulo, você precisa preencher os seguintes requisitos para solicitar a CIN:

publicidade
  • Ser maior de 16 anos;
  • Ter conta nível prata ou ouro no Gov.br;
  • Estar em situação regular na Receita Federal;
  • Não ter outra solicitação da CIN em andamento;

Em relação ao agendamento, os cidadãos devem escolher o local, dirigir-se até lá e apresentar documentos como a certidão de nascimento ou de casamento. Atualmente, é possível realizar o serviço nos postos do Poupatempo nas seguintes regiões de São Paulo:

• Região metropolitana: Caieiras e Guarulhos;
• São Paulo (capital): Lapa, Itaquera, Santo Amaro, Sé;

A CIN irá substituir a forma como compreendemos os documentos, sendo apenas um com todas as informações. (Imagem: Gov.br)

É importante frisar que em alguns locais, a emissão da CIN acontece em postos do Descomplica ou Atende Fácil, como:

• Descomplica: São Miguel e Barueri;
• Atende Fácil: São Caetano do Sul;

O Governo de São Paulo informa que a nova Carteira de Identidade Nacional está em fase inicial de emissão e será ampliada gradualmente. É importante destacar que, como o RG venceu em 2023, é crucial trocar o documento em breve.

CIN e o uso de Blockchain

Cidadãos que desejam atualizar o RG para a CIN podem aproveitar as inúmeras vantagens do documento unificado, como a tecnologia blockchain, por exemplo. Na prática, a blockchain funciona como um registro digital. Ela permite que o usuário reúna em um único lugar todos os dados dos cidadãos. Isso inclui o prontuário do SUS, benefícios financeiros, registro do INSS, bem como informações fiscais, tributárias e eleitorais.

Como fazer a CIN em São Paulo

  1. Baixe o app do Poupatempo SP.GOV.BR

    Faça a instalação do Poupatempo SP.GOV.BR , logue com a sua conta do gov.br e depois toque na opção ‘obter CIN – Carteira de Indentidade Nacional’.

  2. Preencha o formulário

    Agora preencha o formulário de agendamento com os seus dados para a emissão da CIN.

  3. Compareça com seus documentos no Poupatempo

    Em seguida, chege até a unidade do Poupatempo no horário e data agendado com todos os documentos necessários em mãos para poder emitir a sua CIN.

É importante ressaltar que para fazer o pedido da CIN no aplicativo do Poupatempo é necessário que sua conta tenha o nível prata ou ouro no gov.br.